quinta-feira, 26 de julho de 2007

As mulheres deram um show de como jogar o verdadeiro futebol-arte!

Brasil dá show, vence os EUA e conquista o bicampeonato

Ter a melhor do mundo em campo fez a diferença. Com extrema facilidade, o Brasil derrotou os Estados Unidos por 5 a 0 na tarde desta quinta-feira e conquistou a medalha de ouro no torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. As norte-americanas ficaram com a prata, e o Canadá, com o bronze.



Jogadoras se abraçam para comemorar o primeiro gol do Brasil contra os EUA



Cristiane Silva fez dois gols na partida e, junto com Marta, deu trabalho para defesa

Marta foi a mais marcada pela defesa norte-americana na final nesta quinta-feira

Marta, escolhida pela Fifa a melhor jogadora de futebol no mundo no ano passado, foi um dos destaques do time, que pela segunda vez na história conseguiu vencer a seleção dos Estados Unidos (a outra vitória aconteceu em dezembro de 1997, em um amistoso realizado no estádio do Canindé, em São Paulo).

Este é o segundo título pan-americano da seleção feminina de futebol do Brasil. Em Santo Domingo-2003, a vitória foi obtida de maneira sofrida, na prorrogação diante do Canadá. Os Estados Unidos ganharam a primeira edição do futebol para mulheres em Pans, em Winnipeg-1999.

No Rio de Janeiro, o Brasil não encontrou muita resistência na seleção norte-americana, que disputou o Pan com sua equipe sub-20. Dono da melhor campanha do campeonato, o time brasileiro explorou bem as laterais, sobretudo com os avanços de Rosana pela esquerda.

Logo no primeiro minuto a seleção mostrou que o caminho era aquele. Um cruzamento de Cristiane quase surpreendeu a goleira Naeher. Aos 7min, Marta teve a sua primeira chance. Sozinha dentro da área, ela bateu por cima do gol.

Mas o Brasil não demorou muito para abrir o placar. Aos 17min, Rosana foi derrubada dentro da área por Nogueira. Marta cobrou o pênalti com categoria, no canto esquerdo da goleira Naeher, para fazer 1 a 0 para a seleção brasileira.

O gol animou ainda mais o público que lotou o Maracanã. E a seleção retribuiu em campo. Aos 28min, Daniela Alves cobrou um escanteio, Aline escorou de cabeça e Cristiane, também de cabeça, marcou o segundo gol da seleção brasileira.

Com a vantagem, a seleção passou a tentar jogadas de efeito, com dribles sobre as norte-americanas. O público aplaudiu todas as tentativas, até as que não deram certo. No final do primeiro tempo, as jogadoras deixaram o campo aos gritos de "é campeão".

Na volta do intervalo, as brasileiras foram agraciadas pelo Beijoqueiro, que conseguiu invadir o gramado do Maracanã. Sobrou até para os homens da Força Nacional, que ganharam beijinhos.

O time também voltou com tudo. Aos 3min, uma ótima enfiada de bola de Marta deixou Cristiane na cara do gol. A atacante só teve o trabalho de tirar da goleira para fazer 3 a 0 para o Brasil.

A pressão brasileira continuou. Aos 10min, Marta foi empurrada dentro da área. Pênalti que a própria meio-campista cobrou para fazer 4 a 0 na final.

A vantagem poderia ser aumentada aos 20min, quando Taylor colocou a mão na bola dentro da área. Desta fez o pênalti foi cobrado por Elaine, mas a zagueira brasileira chutou a bola na trave direita do gol defendido por Naeher.

Dez minutos depois, os Estados Unidos não tiveram salvação. Em contra-ataque, Marta achou Daniela Alves livre na área. A jogadora concluiu com perfeição e fez o quinto gol da seleção brasileira.

Na seqüência, o técnico Jorge Barcellos colocou Pretinha em campo, no lugar de Cristiane. O time passou a tocar a bola e a torcida gritou "olé" e "é campeão" até o final do jogo.

Brasil
Andréia; Aline, Renata Costa e Tânia; Elaine, Daniela Alves, Formiga, Marta e Rosana (Kátia Cilene); Cristiane (Pretinha) e Maycon.
Técnico: Jorge Barcellos

Estados Unidos
Naeher; Taylor, Fountain, Marshall e Wilmoth (Enyeart); Heath, Wright, Edwards e Nogueira; Cheney e O'Hara.
Técnico: Jillian Jones

Local: Estádio Mário Filho (Maracanã)
Árbitro: Fernando Cabrera (URU)
Auxiliares: Carlos Pastorino (URU) e Marvin Ramirez (CRC)
Cartão amarelo: Taylor (EUA)
Gols: Marta (BRA), aos 18min, e Cristiane (BRA), aos 28min do primeiro tempo; Cristiane (BRA), aos 3min, Marta (BRA), aos 20min, e Daniela Alves (BRA), aos 30min do segundo tempo

Nenhum comentário: