terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mochilando - La Paz - Bolivia - Parte 2

Que frioooooooo!!!!!!!!!!!!!! Estou de cacharrel, luvas, tocas, inverno total em pleno verao rsrsrs
To aqui com as unhas roxas e adormecidas!

Dormi toda equipada tambem. Choveu forte a noite inteira, temporal mesmo. Hoje ja choveu varias vezes.

Andamos pela cidade, eh mto cansativo pois eh sobe e desce morro. Pra respirar machuca o nariz. Eh como se o vento tivesse uma faca de 2 gumes. Vc inspira o ar um pouquinho e nao consegue mais, dai nao eh o suficiente, dai comeca a dar tonturas.

A diferenca de altitude eh que, estamos acostumados a inspirar uma certa quantidade de oxigenio que estando em grandes altitudes, o nivel de oxigenio a cada inspirada eh mto menor. Dai o corpo estranha e comeca a ter diversas reacoes como as que tivemos e estamos tendo. Felizmente o corpo se adapta e leva em media dois a tres dias para ficar normal.

Melhoramos do estomago. A renata vomitou ontem no banheiro. Hoje almocamos bife, batatas fritas e salada, o prato comum da Am do Sul.

Tiramos varias fotos das mulheres tipicas carregando bebes nas costas com aqueles mantos coloridos. Esta tendo passeatas e protesto por toda La Paz, creio que seja algo politico.

Doi mto a cabeca, acho que alem do problema basico daqui, o frio piora mto. Isso pq ja estou com gripe, dai junta tudo.

No caminho, ontem, um vulcao mto lindo que nos acompanhou por grande parte da viagem, se chama Chacaltaya, assim disse o indio do restaurantre rsrsrs

Li sobre o lago Titicaca, que foi la que os egipicios chegaram. Nao sabia disso. Entao essa mistura nao eh so de indio! rsrsrs Estamos na duvida agora de onde ir, se vamos pra Copacabana ou direto pra Puno, a parte peruana do lago. As ilhas flutuantes estao em Puno, mas em Copacabana ha as ilhas do sol e da lua, sendo um lado mais mistico. O outro, eh mais cultural e religioso. Mudam costumes, roupas, etc. O grande problema eh navegar no lago. Imaginem. Pra la e pra ca, pior que o onibus! E se passamos mal la de novo! Fora que o frio eh de matar! Congelante. Todos relatos que li, as pessoas dizem que mascam folha de Coca constantemente para conseguirem aguentar. Um medico da Re disse pra nao mascarmos, pois ficaremos "viajando" e perderemos a nocao das coisas. Por isso as pessoas aguentam, tao chapadas! O cha sim, pode tomar, pois ele limpa o estomago e melhora as dores de cabeca. E para ver tudo que relatei em cima eh preciso navegar por coisa de 1 hora pelo lago. Acho que nao vamos. Nao queremos mais passar mal, eh mto ruim. So o fato de estar la e ver o lago ja eh uma realizacao.
Se formos a Copacaba teremos que nos hospedar, e desce com mala, pega onibus, e depois em Puno tudo de novo, o tempo e o dinheiro acabam rapido!

Fora o passar na fronteira que sempre eh uma novela, sobe e desce no frio, a ADUANA maldita que nos traumatiza, e carimba, preenche, joga nossas comidas no lixo, um saco! Fora que sempre estamos mais pra la do que pra ca nessas horas. Passando para o Peru, ja acaba isso e estaremos em Puno para ver o lago! Poderemos nos hospedar e etc, pra depois ir pra tao sonhada Cuzco, onde esta o Macchu Picchu. Lemos no jornal chileno que o Macchu estava fechado por 48 horas por exploracao turistica! Quase esfartamos, mas sinceramente, nem estamos nos preocupando sabe, ja estamos la e esta bom!

O transito eh salve-se quem puder! Mto comico! Buzina e buzina e buzina e os motoristas vao pra cima mesmoooo, param sobre a faixa, ninguem respeita nada! Os guardas de transito ficam apitando e eles fingem que nao ouvem. Atravessar a rua eh um desafio! Esperamos outras pessoas irem para irmos junto! hahaha

Comprei varios souvenirs e um gorro tipico com tapa orelhas com lhamas bordados! Que fofo!

Se lembrar de mais coisas posto aqui!

Vejam a foto do meu album!

Estou congelando!

Beijos a todos!

8 comentários:

Unknown disse...

Oi! Que legal um vulcão, tirou foto?
Ainda bem que vc melhorou.
Gostei da foto no seu orkut, ri bastante de vcs.
Tudo de bom.
bjs
saudades te amo

Karina Sato disse...

Oi Feeeeeee...
É bom dormir com som de chuva, pelo menos eu gosto hehehehe
Q bom q vc já está melhor...
Não disse q vc ia ficar boa pra aproveitar ao máximo hj...
Batata frita, adorooooo hehehehe elas estavam bem fritas, q nem do lugar onde a gente almoçava heheheh
Depois quero ver todas as fotos hein...
O transito parece um poko com aki, principalmete com alguns barbeiros q tem nas ruas daki, se eles morarem aí se sentiriam em casa heheheh
Ah, e muito engraçada a foto q vc colocou no orkut, ri muito hehehee

Bjussssss
Saudades
Kaka

Unknown disse...

ebaaaaaaaaaaa...consegui postarrrr..hauhuahau!!!
Lí td desde onde tinha parado!!!
Aproveita e aluga um carro nesse lugar e divirta-se...deve ser adrenalina pura!!
E qnt a cigana ...hauhau!! não se apegue a essas coisas se vc der ouvidos irá atrair que o mal aconteça, lembre-se que dentro de nós a uma força maior que se chama Deus!!!
Vou espiar suas fotos...
OBS: parece que vc esta longe uns 2 anos, pela falta que faz e pelas histórias vividas...mts sds beijinhosssssssss

Elsa Villon disse...

Nossa... quantos lugares você já visitou!
Vulcão, Pacíficio, cacharrel no verão... que bacana...

Ainda não li tudo, mas vou ler...

Poxa, espero que visite Copacapana... justamente por ser mais místico...

E claro, Machu Pichu, porque pretendo ir em breve e espero que você me passe algumas dicas...

AHAHA, estão chapados pela Coca... boa...

Espero que vocês melhorem para aproveitar a viagem...

Beijos Mochileira

Unknown disse...

hahahaha

HILÁRIA A FOTO!!!!!

ADOREI ver vcs depois de tanto tempo .... hehehe

Ah! nem vem com essa história de montagem ... são vcs de verdade!!!

hahaha

Bju

ps; tenta postar mais fotos... hehe

Erich Mathëws disse...

hey soldier, getup your ass and keep walking!!!!

pra respirar coloque o cachecol amarrado tbm por cima da boca e nariz!! eu faço isso quando tah mto frio e estou d moto!! da certo!! ;)
bem hj vcs jah devem estar adaptadas a altitude!! ai quando descerem vão se afogar no oxigenio!!! respirem menos na descida!!!
egipcios no titicaca?!?!?! sei nao hein!!
vai nos 2 lados do lago!! aproveita!!! vai apertar a mao dos padres e dos magos!! kkkkkkk
JAH FALEI PRA NAO MASCAR NEM COCA NEM PESSI NEM NADA!! ESSA MERDA FAZ MAL!! ELA DEIXA VC DROGADA, ANESTESIADA!! EH POR ISSO Q FALAM PRA TOMAR E MASCAR!!! nao façam isso!!! ai viu?!?!? segue o q o medico falo!!! e o q eu jah tinha falado mto antes!! isso ai, nem chega perto q dah choque!! e o cha tem cabelo d indio e pelo d lhama!!

compro um goro do chaves?!?! espero q seja bonito, dah pa ir pra balada com ele?!!?

bjao quente!!

putzquemerda disse...

Oi!!! q sorte estar frio ai! é tao gostoso usar cachecol, luva!!! como vc deve ter percebido, estou com saudades do inverno...aproveita e prova um fondue boliviano (nao vai ser mro romantico com a sua irma, mas tenta imaginar o Erick, ou um lhama!)

Vai falar q nesses horas, em grandes altitudes vc nao queria meu nariz antigo! vc ia adorar e nao desmaiaria! ahahahah

tinha feijao no prato basico da am do sul?

Eu quero um Chacaltaya (vulcao de gesso!) se vira! eu quero!!! li todos os seus posts finalmente e respondi tudo! e melhor ainda: gostei de todos até agora! vê se nao vai avacalhar, ta ficando muito legal! Nunca vi o Fred tao empolgada com algo escrito, ha nao ser Calvin & Haroldo...

Titicaca é o vampiro branco do Ace ventura na Africa! obs: cuidado pra nao comer guano!

Nao seja perguiçosa! aguenta essa ansia e vá ver os lagos, é a desculpa perfeita pra vc mascar folha de coca e ficar doidona! como pode pensar duas vezes nesse momento!?!?!?! nao me orgulho mais de vc garota!

Imagina a opiniao q eles tem dos brasileiros: esses caras chegam aqui doidoes, bando de drogados filhos de puta! vomitam na nossa terra! desgracados! o minimo q eles podem fazer é deixar a comida deles!

Espero q o macchu picchu esteja aberto...tem q estar neh!!!quero ver as fotos!!!

Além do vulcao eu quero um gorro! (nao esquece q o gorro nao pode ser de gesso!)

Cumpri minhna tarefa! mereco lembrancinhas de gesso!!! obaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jucieli disse...

Oi Fernanda! Oi Renata! Demorei 3 dias (tenho pouco tempo livre), mas consegui ler tudo que foi postado do mochiläo de vcs até agora.

Muito hilário, chegeui a chorar de tanto rir em algumas parte, ahahahah. Bom... lendo é melhor que experimentando na pelo, rs.

Espero ver algumas dessas fotos no Orkut depois e que a Renata näo esqueça de me enviar as que vcs tiraram com a gente aqui em Montevideo.

Fico feliz que tenham gostado do rápido passeio guiado.

Sorte nas andanças e força no estômago!

Saludos desde Uruguay.