quarta-feira, 5 de março de 2008

Mochilando - Cusco e Aguas Calientes - Peru

Ola pessoal, nao escrevo desde sexta-feira porque em Cusco a net era paga e nossos Soles Nuevos estao contados. Estou em Lima agora, cheguei hoje. Mas vamos por partes.

Talvez este post fique um pouco grande, pois tentarei lembrar das coisas importantes desses ultimos 5 dias, afinal vi o Machu Picchu, simmmmm!!!!!!!!!! =D

Primeiro dia

Viajamos de Puno a Cusco de onibus, so tinha gringo e novamente, eu era a unica morena do onibus, com muito orgulho! O resto era tudo loira (o) sem sal, sem sexy appeal hahaha Urgh!

Um frio danado em Cusco, cholitas por todo canto e fomos nas agencias contratar os passeios.

O banho eh impossivel, agua gelada e quarto mais ainda. Banho de gato. A Renata nao passou bem, vomitou a noite, nao havia mate de coca que a fizesse melhorar. Nao disse que experimentamos? Nao me lembro. Bem, tomamos na Bolivia. Eh um cha normal, vende em saquinhos industrializados. Lembra cha verde.

Segudo dia

Fomos ao aeroporto tentar antecipar as passagens. A da Lan conseguimos para o dia 5, mas o lixo da GOL nao tem!! ARRRGGHHH!!! Ficaremos em Lima.

Compramos o Boleto Turistico por s/70,00. Ele da direito a entrada para varias ruinas e museus da cidade. Tem que comprar e pronto. O dinheiro esta contado e tentei comprar com minha carteirinha da FAENAC hahaha Depois de muito jeitinho brasileiro, CONSEGUI!!!!! Paguei somente s/35 no meu! hahahaha finalmente algo de bom!!!!!!!!!!! UHUUUUU! Sai saltitante pela Av. Sol!

Fomos fazer o tal City Tour, por 14 soles nuevos cada. A Renata nada bem rs. Fomos ao museu Qorikancha, em frente de nosso Hostel. Tiramos fotos com cholitas segurando filhotes de lhamas. Elas diziam "una propina solidaria, puedes sacar uma foto, amiga" jogando o filhote nos meus bracos. Ok, vamos la. A cara de alegria que elas sairam na foto foi espetacular. Dei s/1. Dai elas diziam "es mui poco amiga, somos tres". Porra, elas disseram que era pra dar quanto queria! Dei mais um sol e disse que nao tinha mais. Ficaram me xingando. 3 criancas foram pra cima da Renata com a mesma historia. Dai eu disse "s/1 para as tres ou para cada una?", responderam que para as tres. Dai a Renata tirou foto com elas. As meninas sairam sorrindo pelo menos.

Conhecemos 4 ruinas incas importantes de cusco: Saqsaywaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay.

A primeira representava para os incas, o Puma (em Bariloche, quando fomos para San Martin, a guia nos disse que por ali havia muitos pumas). Cusco, na epoca inca, era construida em formato de um puma. Saqsaywman, ainda tem o formato da testa do puma, subindo pelas ruinas, eh possivel ver o local onde ficavam 3 torres, que os colonizadores destruiram para construirem as Catedrais, deixando apenas 20% de toda a engenharia inca. A Renata nao conseguiu subir as escadas e ficou la embaixo servindo de tripe para os turistas rsrsrs

A segunda era formada por pequenas cavernas e estava congestionada de turistas.

A terceira eh conhecida por suas pedras avermelhadas.

Na quarta, ha a fonte da juventude eterna, onde voce molha as maos na agua que nasce por um canal escondido entre as pedras e molha o rosto. Eu passei ate nos meus cabelos brancos hahaha A Renata ficou no onibus, passando mal rssrrs O guia disse para nao bebermos, senao teriamos diarreia eterna rsrs. No caminho ate essa ruina, muitas cholitas te sufocando com produtos "compra amiga, compra, faco por tanto" e como sao insistentes. Me sinto o Indiana Jones no meio daquelas criancas aprisionadas que ficavam tocando ele e resmungando. Comprei uns gorros.

Terceiro dia

Ja disse sobre o leite daqui? Vem escrito "leche evaporada" na lata tamanho leite condensado. Acho que ja sei porque. O gosto eh estranho, tem que misturar agua, aiii nao quero lembrar! To passando mal!

Contratamos o passeio do Valle Sagrado. Passeio obrigatorio. S/23 cada uma.

Seguimos em direcao ao mercado de Pisaq. Tudo caro. Depois as ruinas de Pisaq, muito lindo. Comecou a chover e nao levamos nossas capas de chuvas. Sobe morro e escadas de pedras ate uns 4 mil e pouco de altura. A Renata parou no meio do caminho hahaha como sempre, mas dessa vez ela disse que estava caindo a pressao. Cheguei la em cima morrendo, embaixo de chuva e frio terrivel. Coracao saindo pela boca. Muito cuidado para nao escorregar nas pedras incas cheias de barros e rolar montanha abaixo. Sim, era possivel!

Num dos mercados que paramos, havia uma lhama solto, super selvagem e arisco! Tiramos varias fotos, apesar do medo de um coice ou uma cuspida! Ele era enorme!

Depois fomos para Ollantaytambo, mais ruinas no meios das montanhas. Chuva e mais perigosos degraus incas.

Depois fomos a Urubamba e Chinchero. Tinha uma Catedral que misturava religiao catolica ocm inca, bem interessante. Nao podia fotografar. Tambem, ruinas e vales cheios de historias.

Quarto dia

Machu Picchu!!!!!!!!!!!!!! Carinho viu, 170.00 dolares cada uma. A Agencia disse que mandaria um onibus para nos pegar as 6:30, e 6:45 aparece o cara da agencia num taxi. Fomos para a estacao de trem e quando estamos entrando, toca o sino! Saimos correndo para nosso vagao desesperadas!!!! Cena de filme de comedia. E mostra passaporte e isso e aquilo, entramos. Ufa! 4 horas ate Aguas Calientes.

Dai comeca uma ladainha, o trem anda pra frente alguns metros. De repente para e anda pra tras! Todo mundo se perguntando o que estava acontecendo! Coisa de meia hora depois o trem comeca a andar pra frente! Hahahaha ele fazia isso pra subir a montanha, coisa estranha.

Quando estavamos perto, comeca a esquentar muito e a paisagem fica so selva. Parece que eh o comeco ou perto da Amazonia. No caminho todo, o rio Urubamba nos acompanhou. Muito lindo.

Chegamos em Aguas Calientes e pegamos um onibus ate o Machu Picchu. Sobe que sobe montanha e ja podemos ver Huayana Picchu, aquela montanha que vemos nas fotos dos postais! Muita emocao. Chegamos no ponto maximo e vamos caminhando, subindo pelas pedras incas novamente. Fui no banheiro e nao paguei de novo! hahaha como sou boa nisso! O sol ardente, queimava e eu nao fui com minha blusinha do Brasil! ARRGGHH!!! Seguindo, havia 2 lhamas comendo grama, tirei fotos, claro, mas dessa vez, de graca.

Quando olho a frente, a visao! Machu Picchu. Lindo, maravilhoso, sem palavras. Reinando entre as montanhas. Uma visao unica, que as fotos nao conseguem registrar! Emocionante. Muitas fotos.

Quando a Renata estava posando, apareceu um lhama nene correndo e chorando e parou do lado dela!!!!!!!!!! AHAHAHAHA QUE SORTEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!! Tiramos fotos e mais fotos, depois eu e, nao acredito! Tadinho, ele chorava tao bonitinho!

Tiramos fotos com a bandeira e seguimos em direcao as ruinas. Historia daqui, foto de la e fomos indo ate la embaixo. Depois de uma parada, eu e a Renata subimos tudo de volta para ve-lo mais uma vez, do alto. Chegamos mortas neh, eu nao aguentava mais subir e descer montanha inca.

Mas valeu a pena. Eh espetacular. Lugar para voltar um dia.

Descemos de onibus e mais 4 horas de trem para voltar.

Quinto dia

Nesta noite, passei mal. Vomitei a noite inteira e tive diarreia. Noite de rainha! A Renata dormiu como uma pedra e nem ouviu eu chamando o Hugo.

Acordei mal com uma dor nas costas horrivel! Isso que da ficar subindo na Cordilheira rsrsrs

Nao sai do quarto o dia inteiro. Achamos GLOBO na tv e vimos toda a programacao! hahaha

Na noite de hoje, vomitei de novo e diarreia continua. Vamos ver em Lima. Vamos de Lan Chile, pelo menos nao sera onibus! Ahhh!

La nao eh frio, e eh nivel do mar. A moca do albergue disse que em Cusco eh dificil a digestao ate para eles, culpa da altitude.

11 comentários:

Unknown disse...

Oi! Finalmente Machu Piccho! Deve ser muito bonito ver de perto. Será uma visão que vc jamais esquecerá.

Domingo tá chegando!!!!!

bjs

Saudades...

Karina Sato disse...

oieeee....
Até q enfim noticias suas, tava ficando preocupada já hehehe....
Nossa, finalmente vcs chegaram em Machu Piccho.... deve ser uma paisagem maravilhosa né...
Ah e essas dores q vc está sentindo, é a idade q vai chegando viu hehehehehe....
E finalmente vcs vão para um lugar mais "baixo".. assim vcs não passam tão mal e aproveitam mais...

To com muitas saudades de vc miga...

Bjusssssss
Kaka

Erich Mathëws disse...

Ficamos preocupados com a falta de seus posts!!! ainda bem q estao bem!!
sem banho fica bravo!! fedor monstro!! acho q sei pq a Renata passou mal... cecê!!!
E vc tomou essa droga d chá então?!?!?! Vc não tem jeito msm!!
Comprar "passaporte da alegria" com carteirinha da FAENAC, priceless!!! foi bruto!!! vai contando o q vc fez?!?!?!
"una propina solidaria" tbm!! es mui poco amiga, somos tres"!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk me rachei!!
Perai, juventude eterna é = a diarreia eterna?!?!? Então temos que cagar mto pra ficarmos sempre jovens!!!
porra!! q bica!! 170 "dolores"!!!!!
acho q esse negodio do trem ficar indo pra frente e pra tras era sacanagem do maquinista!! pra deixar o povo um pouco mais enjoado!! ou entao pra preparar para o pior!!!
deve ser tudo lindo msm!! bem paisagem, postal e cena d filme!! tudo junto!!
Vc tah ficando craque em sacanear as tiazinhas que cuidam dos banheiros!!!! COCOntinue assim!!!
eh, parece que não tem jeito!! passar mal faz parte msm da viagem!!! vc deve tah tao ruizinha... nem posso cuidar...
parece que aconteceu algo!! vc nao acabou de escrever!!!acabou o tempo da lan?!?!
bom, aproveite o ar rarefeito pq aqui vc vai se aforgar quando chegar!!!
Em 10 dias nosso filho nasce!!

bjao Bebê!!

Unknown disse...

Estva com saudades das suas postagens....rsrsrs!!!
Se cuida FÊ falta pouquinho para vc conhecer um País maravilhoso chamado: Brasil!!!

putzquemerda disse...

Oi! Finalmente consegui postar antes do Fred, mas antes da sua amiga Karina Sato � impossivel...ele � sempre a primeira! hehehe...Tava lendo e achei absurdo essas meninas folgadas...q absur~do "somos tres" entao desse 0,33 pra cada...a� quem sabe elas fechavam o bico...se um dia for mochilar s� vou tirar foto de paisagem...bando de exploradores!

Quero ver as fotos!!! essa lance do trem ele devia estar pegando imbalo pra nao voltar de costas, hahaha...imagina o vomito voando na sua cara, seria otimo...

Quero ver o lhama bebe! deve ser fofinho...traz um lhama pra mim. ja decidi! � o que eu quero!

bjus!!!

Unknown disse...

Uau...Trem montanha russa...Inimaginável!
Vcs deveriam ter adotado o lhama, me doeu o coração aqui....
Viajo amanhã pra praia, volto só daqui a aproximadamente uma semana...Acho que já estará aqui né?Então, bom resto de viagem e boa volta, caso não apareça por aqui novamente.
Bjos e viva o Machu Piccho!

sa0909 disse...

Eitaaaaaaaaaaaa, quando vc volta, tou tão doida pra ver as fotos e vcs contarem tudo de novo agora ao vivo!

Unknown disse...

CARAMBA!!!
Mais uma vez acompanhei tudo via Google, até via googlemaps.
NOSSA....agora sim vc tem meu respeito, diziam as más linguas que vcs não iam até machupicho, com uma conversinha de que a grana tinha acabado e talz...era caro..bla...bla,,..bla....MEU, se sou eu vou de carona, pulo a cerca...passo fome, tomo um galaão de 5 litros de cha de coca na pior das hipoteses faço lhama no espeto, mas num deixo de ir p/ machupichu vc já tava aí, ia ser muuuuuuuuuita bichisse não ir.
MUUUITA BICHISSE!!!
O Eric, a Tais, o Rafael e a Sabrina estão de prova, eu disse se a Fernanda está lá e não for p/ machupichu ela nem precisa mais falar comigo!
Graças a Nossa senhora de guadalupe vc foi!!!
Ta vendo..eu disse p/ num desistir, é uma pena que a renata passou tão mal, mas foi forte...foi tb.
EU SABIA QUE VCS IA ADORAR AS LHAMAS...desde o começo eu disse!
Frio, calor, caganeira...faz parte.
Volte logo quero ver suas fotos!
Bessos
Fred

Elsa Villon disse...

Nossa, é um diário de bordo bem detalhado...

Deve ser muito legal fazer um mochilão (apesar dos pesares...)

Suas descrições me dão vontade de ir e de não ir viajar...

Principalmente as descrições que envolvem vômito, diarréia e dor nas costas...

Tadinha!

Adriana Guimarães disse...

Oi Pessoal, estive em Cusco em Julho (deste ano, 2008), e não senti nada, nem meu namorado. Nós compramos soroche pills em Lima e tomamos um comprimido no avião de Lima pra Cusco. Ao chegar em Cusco, fomos direto pro hotel e demos uma descansada boa. dormimos por umas 5 horas, e de tarde levantamos, tomamos um banho e fomos jantar e passear. Nos outros dias também não sentimos nada, sõ um pouco de cansaço pra subir os 200 degraus das ruínas!! Mas nem dor de cabeça tivemos. Não sei se foi porque descansamos logo no primeiro dia pra aclimatar bem.

Bom, fica aí minha dica, pelo menos deu certo com a gente!!!

Abraços, Adriana.

Quem quiser mais informações de restaurantes, etc, me mande um e-mail : fisiodog@gmaill.com

Unknown disse...

Viajando de avião, dormindo num hotel quentinho, comendo comida gostosa, andando de taxi, malas com rodinhas e dinheiro sobrando deve diminuir bastante o cansaço fisico! Agora estar viajando por um mes de onibus pela Am.do Sul, comendo mal, passando frio, deve debilitar bastante e com isso, ter mais facilidade pra ter mal-estar! Nao ha Sorochi nem Coca que resolva!